General Informations
- Size:
- Female size: / male size:

Wingspan
Nests : location, seasons and description
Habitat
Bordas de florestas primárias e secundárias úmidas e capoeiras, matas ciliares, veredas5,6,9.
Locais de observação dos ninhos
Alto Parnaíba, Maranhão (4 ninhos).
Época de reprodução
Observamos ninhos ativos entre os meses de novembro e dezembro, o que corresponde ao inicio da época chuvosa em Alto Parnaiba.
O ninho
O ninho é uma plataforma tão fina e transparente que é possível vermos seu conteúdo olhando pela parte inferior do mesmo. Por ser uma estrutura muito simples, fica geralmente bem camuflada em meio à folhagem densa das árvores. É inteiramente construído com gravetos finos, lisos, bifurcados e sem revestimento interno.
Em pesquisa realizada na ilha de Trinidad e Tobago a autora observou que os ninhos de Procnias averano eram constituídos de gravetos oriundos de uma só espécie de árvore7.
Encontramos ninhos a alturas entre 2,5 e 3,5 metros acima do solo, sobre um galho horizontal em uma árvore na borda de uma floresta mais densa, em um galho sobre uma trilha, além de um ninho também em uma floresta baixa com árvores esparsas de tipo Cerrado. Em três ocasiões encontramos ninhos a menos de 200 m de distância da sede de uma fazenda habitada.
Dimensões: diâmetro externo 14 cm, diâmetro interno 6 cm,de altura externa 4,5 cm, profundidade interna 4 cm, peso 22 g (2 ninhos). Um pesquiador de Trinidade registrou ninhos com diâmetro externo e interno de 18 e 5 cm7, respectivamente, valores que não diferem significativamente de nossas médias.
Nossa equipe também verificou e registrou todo o material utilizado por uma fêmea na construção de seu ninho. Este ninho tinha 23 g de peso e era composto por pequenos e finos gravetos bifurcados, dos quais: 19 tinham entre 20 e 30 cm; 20 gravetos tinham entre 10 e 20 cm; 33 gravetos eram inferiores a 10 cm.
Eggs and young
Ovos e postura
Posturas de 2 ovos (4 ninhos). Cor marrom claro, com uma coloração mais escura no polo arredondado. Dimensão: 38,8 x 27,3 mm, peso de 14,8 g (4 ovos).
Em pesquisas de Trinidad, foram aferidas as mesmas caracteristicas de coloração dos ovose dimensões um pouco maiores com 40,3 x 28,4 mm e 17,9 g de peso7.
Incubação
18 a 23 dias, de acordo com informações encontradas na literatura científica7,9.
Os jovens
Os jovens nascem com a pele púrpura e muito escura, coberta de fina penugem branca. Bico e pernas na cor preta. O esôfago é inteiramente preto, característica bastante incomum e curiosa para um ninhego de passeriformes !
Aos 10 dias de idade os jovens já apresentam um tamanho corporal grande, a ponto de ocuparem todo o espaço do ninho. Nessa idade a cabeça dos filhotes continua nua e com a pele na cor verde escura. Nas asas e na cauda já é possível observarmos as primeiras penas na cor verde oliva. O esófago continua sendo preta, enquanto o ventre e os subcaudais se tornaram amarelos. Mesmo assim os filhotes ainda apresentam muitos tufos de penugem branca pelo corpo durante essa fase da vida.
Permanência dos jovens no ninho
Nos aferimos 13 dias no ninho mas pode ser que um predador pegou o ninhego antes dele voa.
33 dias, segundo estudo realizado em Trinidad e Tobago (x ninho)7.
General behavior
Comportamento geral
Essa espécie de araponga pode ser encontrada em quase todos os estados do nordeste brasileiro. Ocorre tanto em florestas mais úmidas quanto em matas secas do interior, além de ser uma ave residente em todos essas localidades2,4,5,6,8,9. Esse espécie é frugívora e também têm comportamentos territoriais e de cortejo pré nupcial, mesmo que singelos. É muito conhecida também por seu poderoso e característico canto, marcado com as típicas notas marteladas e semelhantes ao estalar do martelo em uma bigorna em uma ferraria, fato que lhe concedeu o “ferreiro” como um de seus nomes populares. A fêmea dessa espécie é muito discreta e é muito difícil observá-la fora do ninho. Ela é a única responsável pela construção do ninho, pela incubação dos ovos e por todo o cuidado com as crias, as quais alimenta basicamente com frutos6,7. A espécie apresenta forte dimorfismo sexual6,9.
Durante os meses de reprodução nossa equipe ouviu o canto da araponga-do-nordeste dia após dia. Segundo informações científicas de outros estudos, o canto dessa espécie pode ser ouvido a mais de dois quilômetros de distância, sendo que essa é também uma das maneiras do macho sinalizar seu território e também atrair fêmeas para a cópula5,6,7.
Sick registra em sua obra que o macho de P. averano não vocaliza em qualquer lugar, pois ele escolhe galhos específicos para emitir seu canto marcante6. Dessa maneira, quando outro indivíduo da espécie se aproxima, seja macho ou fêmea, o macho dono do território move-se de um lado para o outro pelo galho “palco” em pulos curtos e baixos, baixando e levantando seu corpo, balançando sua “barba” e abrindo a cauda6. Quando são fêmeas as visitantes, essa exibição pode então terminar em reprodução.
Na porção norte da Reserva Biológica de Pedra Talhada, município de Quebrangulo, Alagoas, existe uma área de floresta popularmente conhecida como “João-Ferreiro”, justamente pela ocorrência dessa ave na região e por seu canto incessante. De fato isso é algo muito marcante nessa região. Desde 1990 nossa equipe ouve o canto de cerca de 5 a 7 machos nessa floresta, ano após ano, até hoje (2020). Essa cantoria se intensifica geralmente a partir do mês de março, quando se inicia o período reprodutivo naquela localidade.
Já no local onde realizamos nossas observações no município maranhense de Alto Parnaíba, é possível ouvirmos apenas um macho por vez, isoladamente. Nessa localidade existem muitas clareiras e a floresta é mais aberta e mais escassa comparativamente a Quebrangulo, o que facilita a visualização do macho da araponga-do-nordeste. Ele costuma empoleirar-se em galhos laterais de árvores altas, frequentemente nas bordas de fragmentos florestais.
As características de seu imponente canto infelizmente fazem da araponga-do-nordeste um dos grandes alvos dos caçadores e traficantes de animais silvestres na região nordeste. Isso faz com que a espécie figure como ameaçada de extinção pelo Ministério do Meio Ambiente, sendo difícil de ser encontrada até mesmo em regiões típicas de sua ocorrência2,5. Estudos realizados em Pernambuco, por exemplo, registram que P. averano aparentemente já está extinta na região de Igarassu, região metropolitana de Recife, justamente em função da caça e do tráfico1,3.
Field notes
Entre em contato com a autora para mais informações: info@avesbrazil.org