Fluvicola nengeta

General Informations

Size:
Female size: / male size:

Wingspan

Nests : location, seasons and description

Hábitat

Vive nas margens de rios, lagoas e outros corpos d’água, nas imediações de sedes de fazendas e em algumas cidades, muitas vezes longe da água, ou até mesmo junto à corregos e esgotos. Também observado perto de pequenos reservatórios de água, próximo de casas na borda da floresta de Pedra Talhada.

Embora seja típica do nordeste brasieiro, essa espécie vem expandindo a sua área de ocorrência, possivelmente por causa das alterações ambientais, tendo sido registrada em alguns estados das demais regiões do país1,2,5,7.

Locais de observação dos ninhos

Quebrangulo, Alagoas (47 ninhos), Altamira, Bahia (1 ninho), Monte gordo (Vargem da Meira) Bahia (1 ninho), Arcos, Minas Gerais (5 ninhos),

Ninho

Tem o formato de uma bola com a entrada lateral, construída com palhas de capim, intercaladas com pedaços de casca de cobra, folhas, teias de aranha, pequenos fios de tecidos ou barbantes, às vezes algodão, com o interior abundantemente preenchido com penas e penugem. O ninho muitas vezes é colocado em um arbusto, geralmente bem visível, voltado em direção à água. Também nidifica em arbustos ou árvores de baixa altura, longe da água. Um dos ninhos estudados foi encontrado sob os telhados, entre as vigas e os ladrilhos, ou em um galpão (no centro de um rolo de corda pendurado sob uma viga e em uma cela de cavalo suspensa).

Dimensões: profundidade interna 7 cm, diâmetro externo pequeno 11 cm, diâmetro externo grande 14 cm, altura externa 14 cm, entrada interna de diâmetro 5 cm, entrada de comprimento 4,5 cm (12 ninhos). Peso 45 g (1 ninho).

Pesquisas realizadas no Rio de Janeiro demonstram que a espécie reproduz em ambiente urbano, conforme a observação de três ninhos construídos apoiados em um holofote sem uso, a 2 m de altura do solo, numa área aberta, com vegetação rasteira, cercada por edificações e com intenso fluxo de pedestres. De acordo com os pesquisadores, os três ninhos foram construídos no mesmo local a cada ninhada, sem aproveitamento de material e os corpos d’água mais próximos estavam a cerca de 100 m e 200 m do local, respectivamente um lago artificial e um rio canalizado6.

Dezenove ninhos encontrados por outros pesquisadores em Minas Gerais tinham forma alongada e ovalada. A forma alongada foi encontrada em locais de fixação precária, como cabos elétricos, suportes de isolantes de cabos elétricos fixos a postes e extremidades desfolhadas de galhos sobre a água. Havia um prolocamento do ninho, como uma cauda, projetando-se para baixo à partir da base e resultante da maior quantidade de material utilizado na construção, que era pouco sólida e estava precariamente apoiada, permitindo a sua destruição pelas chuvas. A forma ovalada foi encontrada em vegetação mais densa, como Citrus sp., Bougainvillea sp., e outras plantas similares. Essa forma era construída de maneira mais compacta e melhor apoiada do que a alongada3.

Eggs and young

Ovos

Média de postura de 2,6 ovos (40 ninhos). Os ovos são brancos ou com algumas manchas marrons-bordô, ferrugem ou malva no polo arredondado. Tem o formato oval ou oval pontudo. Dimensões: 20,0 x 14,7 mm (60 ovos). Peso 2,2 g (57 ovos).

Em Minas Gerais, pesquisadores verificaram que em 6 posturas observadas houve uma variação de 1 a 3 ovos, com dimensões médias de 18 x 14 mm e peso médio de 1,8 g. A coloração de todos eles era branca com pintas marrons esparsas no polo rômbico e ocasionalmente presente em menor quantidade no polo oposto3.

Incubação

15 dias (x ninhos).

Conforme pesquisas realizadas no Rio de Janeiro, a incubação durou 15 dias, em um único ninho monitorado, e apenas a fêmea incubou os ovos, possivelmente também durante a noite6.

Jovens

Têm a pele cinza-escura com abundantes e longos tufos de penugem branca, formados por pequenos filamentos finos e ramificados. O bico é cinza escuro com comissuras amarelo claro e a garganta é amarelo brilhante. Observou-se um caso em que os jovens eram desigualmente desenvolvidos: um pesava 13,5 g e o outro apenas 7,5 g, porém os dois sobreviveram e voaram do ninho. (ninho: QB 179/85, 07.04.85)

Permanência dos jovens no ninho:

De 13 a 14 dias (2 ninhos), 15 dias (1 ninho).

General behavior

Comportamento

Geralmente muito ativo, sempre em movimento e vagando incessantemente pelo chão em busca de insetos. É fiel ao seu território, onde constrói seu ninho, vive aos casais e às vezes é visto vocalizando em dueto.

Machos e fêmeas constroem o ninho em 7 a 15 dias, mas são capazes de construir um segundo mais rapidamente se o primeiro ninho for perturbado.

As observações realizadas por outros pesquisadores no Rio de Janeiro indicaram que apenas a fêmea incubou os ovos e o macho se mostrou mais ativo na defesa do ninho, atacando outras aves e pessoas que se aproximavam do local. A fêmea permaneceu no ninho 55% do tempo de observação, que foi de 24 horas. Os períodos do dia em que a fêmea ficou menos tempo no ninho foram entre 06:00 e 08:00h e entre 12:00 e 14:00 h. Nos cinco dias seguintes à eclosão dos filhotes a fêmea ainda permaneceu no ninho 42% do tempo de observação (10 horas), passando a não mais permanecer a partir do sexto dia, coincidindo com o aparecimento dos primeiros canhões das penas nos corpos dos ninhegos. Os pesquisadores relatam que a dieta oferecida aos ninhegos foi aparentemente constituída apenas por artrópodes e do total de 194 itens registrados em 12 horas de observação, 66% foram levados pelo macho e 34% pela fêmea6.

Um outro estudo realizado em Minas Gerais mencionou que a prole que saiu dos ninhos pela

Field notes

Entre em contato com a autora para mais informações: info@avesbrazil.org

Videos

(Fluvicola nengeta) Masked water-tyrant/Lavadeira mascarada