General Informations
- Size:
- Female size: / male size:

Wingspan
Nests : location, seasons and description
Hábitat
Bordas de floresta, capoeiras e paisagens abertas do cerrado, restingas e caatingas. Também vive em sítios no interior e nas cidades, em praças e jardins arborizados.
Locais de observação dos ninhos
Santo Estêvão, Bahia (2 ninhos), Arcos, Minas Gerais (14 ninhos), Quebrangulo, Alagoas (1 ninho).
Epoca de reprodução
De fevereiro a abril em Santo Estevão e Quebrangulo, de outubro a novembro em Arcos. Em ambas as regiões essas datas correspondem ao inicio o perioo chuvoso.
Ninho
É uma pequena bola construída com pecíolos secos e forrada com penugem, pelos, crina de cavalo e teias de aranha. O ninho é incorporado a um aglomerado de líquenes ou bolas de Tillandsia sp. (bromeliaceae) que invadem árvores velhas, ou num enredamento de raízes de árvores expostas num declive. Também o encontramos em uma colméia de vespas suspensa 5 m acima do solo; no bolso de uma jaqueta velha jogada sobre uma cerca e em um chapéu de palha pendurado em um curral de gado.
Dimensões: diametro externo 8 cm , altura externa 13 cm (1 ninho), 25 cm (1 ninho), peso 40 g (1 ninho).
Em estudos realizados na região Sudeste do Brasil, no estado de São Paulo, alguns autores destacam que os ninhos são globulares, mas às vezes achatados lateralmente para adaptar-se aos ramos de apoio. Também mencionam que o ninho é construído de pequenas folhas secas, pecíolos finos e painas de sementes,todos altamente compactados com uma grande quantidade de teia de aranha, além de um pouco de grama seca. |
Os pesquisadores descrevem a câmara de incubação, revestida com fibras vegetais muito finas, incluindo pedúnculos de inflorescências de capim, fibras de palmeira, sementes emplumadas e, em um caso, algumas pequenas penas. Observam ainda que a forma globular torna-se elíptica nos estágios finais de nidificação pois o teto do ninho tende a colapsar durante o ciclo de nidificação. Sobre a construção do ninho em vespeiros, esses mesmos autores mencionam que é um comportamento pouco usual, ainda passível de hipóteses para a sua explicação3.
No estado do Mato Grosso, um ninho construído com fibras vegetais e folhas a 5 metros do solo estava pouco visível e incorporado a uma folha de Imbaúba Cecropia sp., o que dificultou a descrição de detalhes do formato e de outros materiais de construção aglomerados1. Esse mesmo padrão de construção em uma folha de Cecrópia sp. foi encontrado por outro pesquisador no Estado da Bahia2.
Análise de um ninho de Quebrangulo de 20 g:
Elementos externos :
105 fragmentos de musgos, 35 fragmentos de folhas, 30 nervuras de folha,15 fios pretos (Marasmius sp), 15 radículas, 14 folhas de erva, 4 cascas de sementes de Munguba, teias de aranha
Elementos internos :
150 cascas de sementes de Munguba, 92 fios pretos (Marasmius sp), 41 fibras de videira, 33 nervuras de folhas, 12 fragmentos de casca, 5 radiculas
Eggs and young
Ovos
Média de postura de 2,7 ovos (12 ninhos).
Fundo bege claro, com muitas pequenas manchas castanhas claras, irregularmente distribuídas porém mais concentradas no pólo arredondado… Dimensões: 16,5 x 12 mm (20 ovos). Peso: 1,4 g (1 ovo). Forma oval à oval pontiaguda, raramente piriformes
Os estudos realizados por outros pesquisadores na região Sudeste do Brasil mencionam que os ovos são tipicamente piriformes, com marcas acastanhadas que podem estar mais ou menos concentradas no polo redondo. Relatam que os ovos foram postos em dias consecutivos ou com intervalo de um dia, que o tamanho da ninhada variou de 1 a 3 ovos e somente as fêmeas incubaram os ovos, mas ambos os sexos estavam envolvidos na construção dos ninhos e na assistência ao filhote3.
Outro pesquisador no Estado da Bahia observou que a postura de três ovos foi feita em três dias consecutivos, que os ovos pesavam em média 1.2 g e mediam 16 x12mm2
Incubação
13 dias (1 ninho), 14 dias (1 ninho), 15 dias (1 ninho), 17 dias (1 ninho).
Na pesquisa realizada no estado de São Paulo o período de incubação foi de 14 dias3 e no estado da Bahia o período de incubação foi de 16 dias2.
Os jovens
Eles nascem com uma penugem cinzento-escuro muito esparso. A pele é escura, o bico é bege com ponta preta e as comissuras laterais brancas. A garganta é vermelha, o tarso e os dedos são cinzentos escuros. Em voo, a plumagem da ave jovem é verde-oliva no dorso (cabeça, costas e cauda). Pontas de penas escuras na asa e na cauda. Barriga cinzenta. Linha amarela acima do olho que se estende atrás da abertura do ouvido.
Permanência dos jovens no ninho
19 dias (2 ninhos).
Outros pesquisadores relatam que no estado de São Paulo os filhotes permanecem no ninho por cerca de 21 dias3.
General behavior
Comportamento geral
Come uma grande variedade de frutas silvestres ou cultivadas, tendo sido observado em pomares alimentando-se de bananas e goiabas. O seu nome popular vem do seu grito onomatopaico: “vi-vi”, emitido com muita frequência e quase continuamente durante a época de reprodução.
Embora o ninho esteja muito bem camuflado (a ave deve ser vista entrando e saindo para detectá-lo), é frequentemente saqueado por predadores: de um total de 14 ninhos encontrados em Arcos, contendo ovos ou crias, em apenas 3 ninhos aos filhotes se criaram e voaram para longe com sucesso.
Segundo pesquisas realizadas por outros pesquisadores no estado do Mato Grosso, uma abertura na parte superior do ninho pode ser considerada como uma entrada falsa, que talvez seja utilizada em situações imprevistas1.
Field notes
Entre em contato com a autora para mais informações: info@avesbrazil.org