General Informations
- Size:
- Female size: / male size:

Wingspan
Nests : location, seasons and description
Habitat
Ocorre em locais de florestas dispersas, matas de galeria e bosques, além de frequentar grandes árvores localizadas em meio a campos abertos3,6,8. É caracterizada como ave residente nos ambientes naturais dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, especialmente no Pantanal, e também de Goiás, Paraná e São Paulo5,8.
Locais de observação dos ninhos
Poconé, Mato Grosso (9 ninhos)
Ninho
A gralha-do-Pantanal constrói seu ninho em forma de taça com gravetos secos de diversos tamanhos. O interior é forrado com fibras de palmeiras, pequenos raizes e outros fragmentos vegetails. Os ninhos podem ser encontrados a alturas que variam entre 3 a 10 metros acima do solo, como pudemos detectar em Poconé. No entanto, nesse mesmo município também encontramos um ninho dessa gralha no interior de um arbusto na beira de um pântano a apenas 1,5 metros acima do solo.
Dimensões: diâmetro externo de 30 cm, diâmetro interno de 12 cm, altura externa 14 cm, profundidade de 7 cm (5 ninhos). Peso 500 e 600 g (2 ninhos).
Outros pesquisadores aferiram as seguintes médias para ninhos dessa espécie: diâmetro externo de 38 cm, diâmetro interno de 13 cm, altura de 15 cm, profundidade 9 cm6. Esses dados foram coletados também no Pantanal mato-grossense, no município de Nossa Senhora do Livramento6.
Eggs and young
Ovos e postura
A postura 6 ovos (8 ninhos). Cor azul-claro ou azul-esverdeado, com pequenas manchas marrom-avermelhadas em toda a superfície. Dimensão média 30,1 x 22,4 mm, peso 9,3 g. Forma oval a oval pontiagudo (7 ovos).
Em Nossa Senhora do Livramento foram registradas as seguintas dimensões médias de 32,3 x 23,1 mm e peso médio de 9 g para os ovos dessa gralha, dados muito próximos dos nossos6.(Indicar o número de ninhos medidos).
Incubação
De 17 e 20 dias (2 ninhos).
Jovens
Logo após a eclosão os ninhegos têm a cabeça bege e o corpo cinzento. O esófago é de cor laranja-claro e os contornos do bico são amarelo pálido. Pernas e comissuras de cor cinza. Quando mais jovens já em momento de voo, sua plumagem é azul-acinzentada.
Permanência dos jovens no ninho
Entre 21 e 24 dias, dependendo do número de jovens e da sua sequência de eclosão. Quando tinha somente 1 filhote a duraçao era mais curta (21 dias) e no ninho onde tinha 4 jovens, a permanência durou 24 dias.
General behavior
Comportamento geral
Muito barulhenta, a gralha-do-Pantanal vive em bandos de, preferencialmente, 3 a 7 indivíduos, podendo chegar ao número de 12 aves8,9. Alimenta-se de todo tipo de insetos e demais invertebrados, pequenos vertebrados, frutos, bagas, sementes, polpa de frutos e até mesmo de carne de sol, caso tenha a oportunidade de beliscar quando estão penduradas próximo a vilarejos4,8,9.
Assim como observado no comportamento alimentar de suas congêneres, a ampla gama de alimentos consumidos demonstra que C. cyanomelas detém interessantes estratégias de forrageio. Essas estratégias podem caracterizá-la como uma importante dispersora de sementes, uma vez que seu comportamento de consumo de polpa de frutos influencia positivamente na ingestão da semente e posterior liberação por meio das fezes1.
Por outro lado, essa gralha também é conhecida como importante predadora de ninhos de outros passeriformes. Observamos ela extrair filhotes dos ninhos, entre eles, amde Brotogeris chiriri e de Psarocolius decumanus,
Para além da predação de ninhos, há registros também da predação de outros passeriformes adultos. No Mato Grosso do Sul, pesquisadores flagraram um indivíduo de C. cyanomelas predando um adulto de Paroaria capitata em um comedouro frequentado por diferentes espécies de aves4. Esse fato ocorreu, segundo os autores da pesquisa, no fim do período seco, quando a oferta de alimentos pode ser menor4. Dessa maneira, diante da oportunidade na qual todas as aves forrageavam no mesmo local, a gralha-do-Pantanal aproveitou para predar outra ave adulta, o que demonstra uma estratégia oportunista peculiar de obtenção de alimento e até mesmo adaptativa diante de um cenário sazonal de escassez alimentar4.
Cenas de mutualismo entre a gralha-do-Pantanal e alguns mamíferos ungulados também já foram registradas cientificamente. Antas e cervos podem se beneficiar do comportamento de catação realizado por indivíduos de C. cyanomelas, os quais buscam carrapatos e outros tipos de alimentos no dorso, cabeça, orelhas e outras partes do corpo desses mamíferos2,7. No entanto esse tipo de comportamento pode não ser tão comum, por isso é caracterizado como oportunista, uma vez que, como pontuado em observação realizada em Poconé, as gralhas efetuam a catação em mamíferos que estejam próximos de locais arborizados – tipos de paisagens nas quais as gralhas-do-Pantanal permanecem2.
Quanto a seu comportamento gregário, pesquisadores indicam que C. cyanomelas possa inclusive ser uma espécie nuclear, ou seja, uma espécie que inicia a formação de bandos mistos de diferentes aves3. Estes pesquisadores observaram que ao encontrar fontes interessantes de alimento, ou ao deparar-se com situações de perigo, as gralhas-do-Pantanal emitem variados sons de forma muito alta, o que acaba por atrair outras aves, tais como C. chrysops e indivíduos icterídeos3. Além disso, todas as vezes nas quais os bandos mistos se deslocam, esse movimento é iniciado pelas gralhas-do-Pantanal3.
Assim como observado em outras espécies de gralhas no Brasil, a gralha-do-Pantanal pode apresentar comportamento cooperativo quando do cuidado do ninho e das crias8,9. Dessa forma todos os demais indivíduos de um mesmo grupo podem ajudar na criação de filhotes mesmo que não sejam originalmente seus8,9.
Field notes
Entre em contato com a autora para mais informações: info@avesbrazil.org