Dysithamnus mentalis

General Informations

Size:
Female size: / male size:

Wingspan

Nests : location, seasons and description

Hábitat

Florestas, capoeira alta e matas de galeria

Locais de observação dos ninhos

Quebrangulo, Alagoas (80 ninhos), Arcos, Minas Gerais (7 ninhos)

Época de reprodução

Em Quebrangulo localizamos de 3 à 8 ninhos em cada mês do ano, com um numero maior de outubro (15 ninhos)  e novembro (18 ninhos), meses que se situam após a estação chuvosa nesta região.

Em Arcos, foram achados 6 ninhos de setembro à novembro, periodo que precede a época chuvosa que começa em novembro-dezembro na região.

Ninho

Em forma de uma taça suspensa, localizada na bifurcação de um galho, a baixa altura do solo, entre 50 cm a 1,50 m. Os ninhos estavam situados em jovens árvores nativas de 21 espécies diferentes. Uma das preferidas era a Embiriba Eschweilera sp., onde havia17 ninhos. Outros quatro ninhos estavam pendurados em diversas moitas de gramíneas, conhecidas como taquara, o que demonstra que, aparentemente, a ave escolhe como suporte para o ninho espécimes vegetais baixos ou com galhos finos.

O ninho é sempre suspenso, mas os materiais de construção nem sempre são os mesmos. Existem ninhos muito escuros, onde o Marasmius sp é predominante e outros, mais claros, onde as fibras de cipós são o material mais usado. Tamém pode conter muitas ou nenhuma ooteca de aranha. A forma também pode ser mais alongada ou mais arredondada.

Dimensões: diâmetro externo 7,5 cm, diâmetro interno 5,5 cm, altura externa 6 cm, altura interna 4 cm, peso de 3 a 5 g (11 ninhos). As tiras que fixam as laterais do ninho ao galho de sustentação medem de 4 a 10 cm.

Análise de um ninho de 4,5 g:

Elementos externos:

107 fios pretos, 45 ootecas de aranhas, 30 musgos de 3 cm a 21 cm,

5 inflorescências de gramíneas

Elementos internos:

157 Fibras vegetais finas, 5 radículas, 1 fibra comprida de uma liana.

Eggs and young

Ovos

Postura de 2 ovos (38 ninhos) brancos beges, com pequenas manchas, traços e linhas de cor vinho em toda superfície. Dimensões, 20,4 x 14,3 mm e peso 2,4 g (2 ovos). Forma oval longa.

Dentre os ninhos estudados em Trinidad, em dois deles havia dois ovos e apenas um ovo em outros dois ninhos. O tamanho médio dos quatros ovos medidos foi de 18,6 x 14,1 mm e todos eles eram brancos com marcas e pigmentos cor de canela2.

Incubação

14 dias (1 ninho), 15 dias (1 ninho).

Na pesquisa realizada em Trinidad, os autores sugerem que o possível período de incubação é de 12 a 15 dias2.

Ninhego

Eclodem com a pele do corpo em tons de vermelho violáceo escuro com penugens finas muito esparsas. A cera do bico é amarela e as comissuras são amarelo claro. A garganta é amarelo ouro com uma mancha escura no canto da mandíbula. Pernas e dedos são rosados com as unhas amarelas.

A partir do 8º dia, sua plumagem torna-se amarronzada.

Permanência dos jovens no ninho

12 dias (2 ninhos), 13 dias (31 ninhos).

General behavior

Comportamento

Costuma procurar e capturar insetos na vegetação do sub-bosque da floresta. Fora do período de nidificação, a busca por alimento pode ser feita em grupo, juntamente com pássaros de outras espécies, por meio da formação de bandos mistos. Na época de reprodução, o casal se reúne, constrói o ninho, incuba os ovos e alimenta os filhotes.

Em relação ao comportamento dos adultos, os pesquisadores argentinos relatam que a fêmea foi vista jogando-se do ninho fingindo ser incapaz de voar, atraindo atenção do intruso para longe de sua prole1.

A pesquisa realizada em Trinidad contatou que ambos os sexos incubam os ovos e também relatou uma manobra de distração da fêmea, que se fingiu de ferida para atrair a atenção do intruso para fora do ninho2.

Field notes

Entre em contato com a autora para mais informações: info@avesbrazil.org

Videos