General Informations
- Size:
- Female size: / male size:

Wingspan
Nests : location, seasons and description
Habitat
Bordas e clareiras de floresta, cerrados, caatingas e em paisagens arborizadas, com árvores de diferentes tamanhos e arbustos.
Locais de observação dos ninhos
Quebrangulo, Alagoas (3 ninhos); Arcos, Minas Gerais (8 ninhos); Rio Doce, Minas Gerais (1 ninho).
Época de reprodução
Nidifica na estação chuvosa, de outubro a janeiro em Arcos e de março a avril em Quebrangulo.
Ninho
É uma taça rasa, quase plana, feita com gravetos finos, liquens por fora, gramíneas secas, radículas e algumas penas. O ninho é colocado em um galho ou na bifurcação de ramos de árvore, entre 3 a 10 m de altura. Diâmetro interno 6 cm, diâmetro externo 12 cm, altura interna 3 cm, altura externa 5 cm (7 ninhos), peso: 25 g (2 ninhos), 20 g (1 ninho), 10 g (1 ninho).
Análise de um ninho de 10 g:
Elementos externos
45 lianas de 15 a 43 cm, peso 3,5 g, 85 radículas de 10 a 37 cm, peso 3,0 g, 3 fragmentos de casca de 3 a 10 cm, peso 1 g.
Elementos internos
43 nervuras de folhas de 7 a 11 cm, peso 0,8 g, 45 raízes de 10 a 18 cm, peso 1,2 g, 15 gavinhas de 8 a 13 cm, peso 0,3 g, 15 pelos de animais.
Outras pesquisas em Minas Gerais, mencionam um ninho encontrado apoiado sobre galhos de uma pequena árvore, localizada em um barranco a aproximadamente dois metros de altura. Também relataram outro ninho a sete metros do solo. De acordo com os pesquisadores, o ninho é bastante ralo, confeccionado com fibras vegetais e alguns gravetos finos3.
No Distrito Federal, pesquisadores encontraram quatro ninhos em formato de xícaras rasas em uma bifurcação de galhos horizontais de pequenas árvores Aspidosperma tomentosum, Annona crassiflora e Miconia sp. a 3,0-3,5 m de altura e outro a 7 m do solo4.
Na Argentina, ninhos foram encontrados em árvores de três metros, em galhos de altura média e relativamente expostos. Foi descrito pelos autores como uma plataforma construída com gravetos, pequenas epífitas Tillandsia e nervuras de folhas secas. Tinham as seguintes dimensões médias: diâmetro externo, 15 cm, diâmetro interno, 6 cm, profundidade, 2 cm e altura 7 cm1.
Outras pesquisas da Argentina relataram encontros com ninhos localizados em árvores isoladas em locais abertos ou à beira de florestas altas. A altura do solo variava entre 3 e 4,5 m, com exceção de um ninho localizado a 12 m de altura. De acordo com os autores, os ninhos eram uma semiesfera rasa, situada na bifurcação de galhos horizontais, às vezes longe do tronco principal. Eram construídos com gravetos, especialmente na base, liquens Usnea sp, pedaços da epífita Tillandsia sp. e pecíolos de folhas, gavinhas e fibras finas de videiras na parte interna2.
Eggs and young
Ovos e postura
Postura média de 2,3 ovos (9 ninhos). Cor de fundo bege, com pontos ou manchas alongadas marrom-ferrugem e malva, mais concentradas no polo rômbico. Dimensões: 21,5 x 15,9 mm, peso 2,5 g (21 ovos), de forma oval a oval pontiaguda.
Todas as pesquisas da região centro-oeste do Brasil, no Distrito Federal, confirmam o parecem confirmar a postura de dois ou três ovos com formato oval4.
Em um ninho encontrado na Argentina, havia dois ovos do tipo oval e de coloração branco creme. Os ovos tinham pequenas manchas marrons e cinzas concentradas no polo rômbico e apresentaram 23,9 x 15,9 mm de dimensões médias1.
Outra pesquisa da Argentina menciona que a postura é de dois ou três ovos brancos em tons de creme, com manchas marrons escuras, roxas e cinzas, mais abundantes no polo rômbico, às vezes formando uma coroa densa. Dimensões médias de 21,4 x 15,7 mm e peso médio de 2,5 g2.
Incubação
15 dias (2 ninhos).
Na pesquisa realizada pelos pesquisadores do Distrito Federal, o período de incubação foi de 12 a 15 dias4.
Ninhegos
Aos 7 dias, a pele é marrom escura, revestida com uma penugem fina rajada de cinza e marrom. O bico é marrom cinzento escuro com as comissuras amarelo claro. A garganta é rosada.
Permanência dos jovens no ninho
15 dias (1 ninho), 20 dias (2 ninhos).
Segundo o estudo da região Centro-Oeste do Brasil, o filhote permanece no ninho por 16 dias4.
General behavior
Comportamento geral
Caçam insetos em voo, a partir de um poleiro no alto de uma árvore ou nos fios de rede elétrica. O casal vive junto durante todo o ano. Macho e fêmea constroem o ninho, incubam os ovos e alimentam os filhotes.
De acordo com um estudo na Argentina, o pássaro é geralmente encontrado solitário ou em pares. Geralmente fica pousado em locais visíveis, não muito altos em relação ao solo, de onde quase sempre parte em voo para capturar insetos2.
Field notes
Entre em contato com a autora para mais informações: info@avesbrazil.org