Idioptilon margaritaceiventer

General Informations

Size:
Female size: / male size:

Wingspan

Nests : location, seasons and description

Hábitat

Bordas de mata, cerrado, caatinga e paisagens abertas com arbustos.

Locais de observação dos ninhos

Arcos, Minas Gerais (6 ninhos); Altamira, Bahia  (2 ninhos).

Ninho

Em forma de bolsa alongada, com paredes grossas, pendurado e preso por duas tiras de fibras vegetais, semelhantes a suspensórios, no galho de arbustos, a uma altura de 0,3 á 1 m do solo. É construído com ervas secas, gravetos finos, cascas e outras fibras vegetais na parte externa, com o interior forrado com cerdas, lã e paina vegetal.

A entrada lateral é geralmente protegida por um pequeno beiral com de cerca de 2,5 cm de comprimento.

Dimensões: Altura externa de 15 a 18 cm, mas se contarmos desde as tiras do suspensório o total é de 25 a 30 cm. O diâmetro externo é de 7 a 10 cm; diâmetro da entrada 3 cm e diâmetro interno da câmara 4 cm (3 ninhos). Peso 10 g (2 ninhos).

Análise de um ninho de 10 g:

247 fibras vegetais, 110 filamentos de casca de árvore, 10 inflorescências de gramíneas, 3 nervuras de folhas, 2 folhas secas.

Registros feitos por outros pesquisadores no estado de Minas Gerais, mostram um ninho pendurado em um galho de um pequeno arbusto, a menos de 1 m do solo, em uma área de cerrado2.

Em pesquisas de campo realizadas no estado da Bahia, pesquisadores encontraram um ninho fixado em um cacto, a 10 cm do solo, em uma região com vegetação de restinga, em solo arenoso, numa área aberta e ensolarada. De acordo com a pesquisa, a ave incubava os ovos somente entre as 16:00 e 08:00 e os pesquisadores hipotetizaram que esse fato ocorreu possivelmente devido ao calor severo do local, cuja temperatura do solo era de 60 graus centígrados e a temperatura do interior do ninho de cerca de 38 graus3.

Na Argentina, estudos mencionam ninhos situados a baixa ou média altura, suspensos em ramos ou galhos finos, geralmente em lugares sombrios, em áreas de capoeiras com arbustos densos. Ninhos também foram encontrados em pomares, em árvores de citrus. A altura dos ninhos variou entre 0,70 e 2,4 m e os materiais utilizados em sua construção foram fibras vegetais, pecíolos de folhas, palhas secas, pequenos pedaços de casca de gravetos finos e fios do fungo Marasmius sp., além de teias de aranha abundantes. O interior era revestido com elementos vegetais macio e felpudo, geralmente branco, como painas e inflorescências1.

Eggs and young

Ovos e postura

Postura de dois ovos (6 ninhos). A cor de fundo é rosa pálido, com pequenos pontos marrons escuros espalhados por toda a superfície. Forma oval pontiagudo a oval pontiagudo tipo curto.

Na Argentina, foram registradas posturas de dois ou três ovos de características e medidas semelhantes1.

Incubação

Um período de incubação de 15 dias foi registrado na Argentina1.

Ninhegos

Após a eclosão, o corpo é totalmente rosa-malva, com finas penugens acinzentadas. As comissuras do bico e a garganta são amarelas. As pernas são rosa-malva com as unhas brancas.

Permanência dos jovens no ninho

Na Argentina foi avaliado a 14 dias1.

General behavior

Comportamento geral

De comportamento discreto, vive geralmente entre os arbustos, deslocando-se ativamente, pulando e voando de galho em galho, em busca de pequenos insetos dos quais se alimenta. Quase sempre anda aos pares e sua vocalização consiste em duas ou três notas, divididas com um trinado do mesmo timbre no final do canto. Como normalmente passa despercebido, é graças a essa vocalização frequente que é detectado em campo.

É muito fiel ao seu território e reconstrói seu ninho nos mesmos lugares. A construção dura 10 a 15 dias e notamos um período de espera de até 15 dias para a postura do primeiro ovo.

Outros autores em Minas Gerais também registraram o hábito insetívoro da espécie2.

Field notes

Entre em contato com a autora para mais informações: info@avesbrazil.org

Videos

(Hemitriccus margaritaceiventer) Pearly-vented tody-tryant/Sebinho-de-olho-de-ouro