General Informations
- Size:
- Female size: / male size:

Wingspan
Nests : location, seasons and description
Hábitat
Grandes planícies alagáveis, com lagoas, capões de mata, campos naturais e pastagens.
Epoca de reprodução
De junho a setembro no Pantanal do Mato Grosso
Ninho
Uma plataforma construída com galhos secos, situada em um galho grosso de uma árvore isolada no campo aberto, não muito longe dos pântanos. Há apenas um ninho por árvore e o casal permanece junto na construção ou reforma do ninho e na alimentação dos filhotes.
Quase todos os ninhos observados abrigavam bandos mais ou menos numerosos do periquito Myiopsitta monachus, que construíram os seus ninhos por baixo do amontoado de galhos que formavam os ninhos dos tuiuiús.
Um casal de araras pretas Anodorhynchus hyacinthinus costumavam nidificar na mesma árvore que o tuiuiu ocupava durante vários anos. As araras ocupavam uma cavidade situada no tronc a 10 metros de altura, enquanto o tuiuiu nidificou na coroa da árvore. ver nome da árvore
O ninho geralmente é reformado e reutilizado de ano para ano, até cair durante o mau tempo ou sob a influência do seu peso. O interior do mesmo era abundantemente forrado com fragmentos de juncos e outras plantas das bordas dos pântanos. Dimensões externas: 250 x 180 cm, dimensões internas 80 cm, profundidade interna 15 cm; Altura externa 20 cm (1 ninho).Altura dos ninhos de 8 m a 20 m do solo (4 ninhos).
Dados da literatura indicam que a altura média dos ninhos encontrados na Venezuela era de 15,4m1, enquanto nos ninhos encontrados em Belize a altura variou de 15 a 30m do solo3.
Em estudos realizados na Venezuela, foi observado que o tempo gasto pelos tuiuius na reconstrução do ninho depende do estado de conservação do ninho anterior. Às vezes, quando o ninho está quase intacto, ele é reparado e concluído em menos de uma semana1.
Em ninhos na Argentina, onde a sua construção foi observada, a maior parte do trabalho foi realizada pelo macho, enquanto a fêmea permanecia no ninho2. Esses ninhos eram uma estrutura maciça, situada dentro ou perto do topo das árvores e compostos principalmente de gravetos longos, de até 50 mm de diâmetro até quase 2 m de comprimento2.
Na Venezuela, pesquisas revelaram que os adultos permaneceram adicionando galhos e material de revestimento durante toda a temporada de nidificação, mesmo em ninhos contendo ninhadas com mais de 80 dias e com os jovens quase prestes a voar, isso fez com que o tamanho do ninho fosse alterado significativamente ao longo da estação reprodutiva1.
Eggs and young
Ovos e postura
Posturas de 4 ovos inteiramente brancos ( ninhos).
Dimensões 68,9 x 35,9 mm, peso 105 g, e 73,6 55,9 mm, p 119 g. Forma oval a oval curta.
Descrições do ninho estudado na Venezuela mencionam que os ovos são ovais para subelípticos e que possuem coloração branca, que fica suja com o passar do tempo de incubação.1
Em 1993, em um levantamento aéreo de Ninhos de Tuiuiú, realizado por outros pesquisadores no Pantanal Sul de Mato Grosso, o número de ovos variou de 2 a 4 ovos. Outro monitoramento, em 1995, mostrou que o número variou de 1 a 5 ovos por ninho4. Fora do país, a média do número de ovos por postura foi de 2 a 4 em estudos realizados em Belize3 e de 3 a 4 ovos na Venezuela1
Incubação:
Incubação 31 dias (1 ninho); 35 dias (1 ninho).
Permanência no ninho:
95 dias (1 ninho), 105 dias (1 ninho).
Dados da pesquisa realizada em Belize indicam que os jovens deixam o ninho entre 100 e 115 dias após o nascimento3.
General behavior
Comportamento geral
Costumam caminhar, em ritmo muito lento, em pântanos rasos e campos inundados, acompanhados por um grande número de espécies de aves aquáticas, como garças e outras aves pernaltas. Na estação seca, quando o nível das águas está mais baixo, pode-se observar a aglomeração de centenas e até milhares dessas aves aquáticas em poucas horas de observação.
Eles geralmente são silenciosos e durante a época de reprodução o casal interage com toques e batidas do bico. A vocalização gutural onomatopeica “tui-ui-u” raramente é emitida.
Field notes
Entre em contato com a autora para mais informações: info@avesbrazil.org