Mycteria americana

General Informations

Size:
Female size: / male size:

Wingspan

Nests : location, seasons and description

Habitat

Áreas alagáveis, tais como matas de galeria, pântanos, mangues, açudes, lagoas, pastagens alagadas1,2,4.

também aumenta2.

Quanto à distribuição geográfica, M. americana ocorre como residente em todo o Brasil, sendo que em algumas localidades ela chega a ser considerada migrante regional – pois aparece em certos meses do ano de acordo com os períodos de cheia e seca6.

Locais de observação dos ninhos

Arcos, Minas Gerais (um ninhal com 18 ninhos).

Época de reprodução

Setembro a novembro em Arcos.

Outubro a março na Venezuela3.

O ninho

O ninho de Mycteria americana é uma grande plataforma construida de galhos secos na copa ou em galhos laterais de grandes árvores. A espécie escolha geralmente árvores isoladas ou em pequenos bosques oferecendo acesso livre de todos os lados. Em 10 ninhos monitorados, aferimos as seguintas medidas :as dimensões externas podem variar de 50 centimetros à 2 metros, mostram formas redondas ou alongadas, dependendo do numero de galhos de suporte, com altura externa de 30 a 50 cm e altura do solo entre 3 e 5 m.

Localizamos um ninhal de cabeça-seca construído em um pequeno aglomerado de oito árvores (identificar) isoladas em uma área de pasto para gado bovino. Nessa mesma colônia também notamos a presença de ninhos de mandaguari (Ardea cocoi). A distância entre alguns ninhos era pequena, menos de um metro. Observamos alguns comportamentos agonísticos entre os cabeças-secas e os mandaguaris, mas em nenhum momento notamos mortes em função dessas agressões.

A literatura menciona que Os cabeças-secas nidificam em colônias de até 50 ninhos, frequentemente em árvores que estejam próximas ou exatamente sobre a água, o que pode dificultar o acesso de potenciais predadores2.especificar o pais. Pesquisadores de Venezela mediram 34 ninhos de M. mandaguari e encontraram um diâmetro externo variando de 61 a 94 cm, sendo que estes ninhos estavam distribuídos em diversas árvores e em pontos que variaram entre 1,9 e 5,1 metros de altura acima do solo3.

Eggs and young

Os ovos

A fêmea de M. americana pode botar entre 2 e 5 ovos totalmente brancos2,3,4.

O estudo realizado na Venezuela apresenta as seguintes dimensões médias para os ovos de cabeça-seca: 68,6 x 46,6 mm, além de um peso médio de 65 g3. Os pesquisadores chegaram nesses dados após medir 8 ovos da espécie3.

Ver nas fotos LR o número de filhotes.

Incubação

De 28 a 32 dias, de acordo com Elliott2. Especificar o pais

Parmanênci dos joven no ninho

Não observamos e não achamos literatura

Os jovens

Nous…

Os pequenos nascem cobertos por uma penugem clara, a qual permanece por sobre suas cabeças mesmo após saírem do ninho. Essa penugem cai à medida que os meses passam. Os jovens atingem a maturidade sexual entre os três e os quatro anos de vida, sendo que geralmente originam uma ninhada viável a partir de seus cinco anos de idade2,4.

General behavior

Comportamento geral

O cabeça-seca é uma ave silenciosa na maior parte do tempo, principalmente quando está longe das colônias de reprodução. Porém, durante o período reprodutivo, quando centenas de indivíduos juntam-se para nidificar e, consequentemente, para se alimentar, tendem a vocalizar bastante2,4.

Sua dieta é composta principalmente por peixes, mas praticamente todas as presas que encostam em seu bico são apanhadas: insetos, crustáceos e outros invertebrados, répteis, anfíbios, pequenos mamíferos, outras aves, partes de plantas. Isso acontece pois para se alimentar o cabeça-seca remexe o fundo dos ambientes alagados, sejam eles abertos ou em meio à vegetação. Chamamos esse comportamento de alimentação tátil, ou seja, com o bico entreaberto e embaixo d’água o cabeça-seca literalmente tateia o ambiente em busca de presas para se alimentar2,4. Durante a época de reprodução essas aves formam grandes grupos de forrageio, chegando entre 75 e 100 indivíduos unidos em um mesmo local, segundo estudo realizado na Flórida, Estados Unidos4.

Durante o período de cuidado parental os filhotes são alimentados por ambos os pais, os quais regurgitam o alimento diretamente no ninho2. À medida que os filhotes se desenvolvem e crescem, os tamanhos dos peixes oferecidos pelos pais.

Field notes

Entre em contato com a autora para mais informações: info@avesbrazil.org

Videos