Myiobius barbatus

General Informations

Size:
Female size: / male size:

Wingspan

Nests : location, seasons and description

Hábitat

Vive em florestas primárias e secundárias, geralmente no sub-bosque e às vezes próximo a riachos.

Local de observação de ninhos

Quebrangulo, Alagoas (17 ninhos)

Época de reprodução

Outubro a maio

Ninho

Em forma de uma bolsa alongada e arredondada na parte inferior, onde há uma entrada lateral com um pequeno corredor. O ninho é suspenso no final de uma liana ou de um galho inclinado, com o acesso livre e geralmente próximo ou sobre um riacho, situado em alturas de 2 a 3 m. É construído com fibras vegetais finas e outras fibras mais escuras, que parecem ser do fungo Marasmius sp., além de pequenos pecíolos de folhas e muitas folhas secas, todas amalgamadas com teias de aranha. O interior é abundantemente forrado com fibras vegetais e material sedoso. O ninho é muito visível, mas difícil de ser reconhecido, porque se assemelha a outros aglomerados de folhas penduradas no final dos galhos.

Dimensões: comprimento do ninho de 26 a 35 cm (16 ninhos), um ninho tinha prolongamentos de folhas e raizes abaixo e mediu 52 cm. Largura do ninho na parte externa mais larga inferior : 11 a 14 cm, diâmetro da câmara interna: 4 a 5 cm, comprimento do corredor de entrada 2 a 6 cm, diâmetro da entrada 4 cm. Peso: 18 g (1 ninho), 23 g (1 ninho).

Análise de um ninho de 25 g:

865 pedaços de finas fibras vegetais pretas, 72 pecíolos de folhas secas, alguns pedaços de musgo e lianas. Algumas folhas secas para camuflagem na parte externa. O interior é preenchido com 150 pedaços de fibras de cascas de madeira e seis palhas finas.

Outras pesquisas no Brasil mencionam que os ninhos são fechados, com formato ovalado ou alongado, tendo a parte inferior alargada e com acesso à câmara incubatória por uma pequena abertura voltada para baixo. Geralmente estão situados entre 1 e 14 metros de altura, fixados na ponta de galhos (com ou sem folhas), cipós ou bambus que estão pendentes, principalmente, sobre corpos d’água no interior das matas, mas também em bordas e clareiras e sobre estradas no meio de florestas. Os materiais dos ninhos descritos são semelhantes as nossas e contêm fungos escuros, pequenas raízes, folhas e gramíneas secas, gravetos e fibras vegetais diversas1.

No Equador, pesquisadores encontraram um ninho suspenso na ponta de uma fina raiz aérea a 2,6 m de altura e outro na ponta de um galho, a 1,1 m sobre um pequeno riacho na floresta. Ambos os ninhos tinham formato piriforme, com uma entrada lateral e material vegetal pendente em forma de uma cauda abaixo do ninho e foram construídos quase exclusivamente com filamentos escuros de fungos, radículas e outras fibras vegetais mais claras, com muito material anexado acidentalmente, incluindo folhas secas e gravetos2.

Eggs and young

Ovos e postura

Postura de dois ovos (15 ninhos) de coloração bege amarronzado, com manchas mais escuras em tons de marrom canela, mais concentradas no polo rômbico, onde em muitos ovos tem o aspecto de uma coroa. Dimensões: 17,5 x 13,2 mm, peso 1,5 g (24 ovos). Forma oval pontiaguda a tipo oval curta.

Pesquisadores do Equador indicam informações semelhantes e registraram posturas de um e dois ovos brancos com manchas de coloração em tons de vinho e marrom avermelhado, formando um anel indistinto no polo rômbico. Em uma postura de dois ovos, as dimensões médias foram 17,9 x 13,7 mm e 18,2 x 13,7 mm. Em outro ninho, um único ovo encontrado mediu 18,0 x 12,7 mm2 .

Incubação

17 dias (1 ninho), 21 dias (1 ninho) em Quebrangulo-AL.

Jovens

Nascem com o corpo nu e com a pele muito escura. A cabeça e o dorso têm tons arroxeados, escuros, quase pretos e a parte ventral é um pouco mais clara, de uma tonalidade marrom violáceo. O bico é cinza-arroxeado, com as comissuras e a garganta amarelas. As pernas são marrom-violáceas e as unhas são cinza-arroxeadas. Aos oito dias, os filhotes já estão totalmente cobertos por uma plumagem verde oliva.

Permanência dos jovens no ninho

15 dias a 16 dias (3 ninhos), 18 dias (1 ninho)

General behavior

Comportamento geral

Encontrado quase sempre aos pares durante todo o ano, geralmente procurando insetos em galhos de altura média, ou até a copa de árvores da floresta, muitas vezes em áreas próximas a riachos. Também pode executar voos curtos para capturar as presas.

Seu canto é uma estrofe curta de até três notas não muito altas, que podem ser ouvidas a qualquer hora do dia durante o ano. É uma espécie discreta e reservada, mas que eventualmente pode se juntar a outros pássaros em bandos mistos.  Macho e fêmea constroem o ninho por 15 a 21 dias. Eles geralmente escolhem um local sobre um riacho, mas também já encontramos um ninho em construção longe de qualquer curso d’água.

Somente um adulto foi observado incubando os ovos nos ninhos estudados no Equador. Os autores da pesquisa relataram que na chegada ao ninho, o adulto pousava de dois a três metros de distância antes de entrar no mesmo em um voo direto. Em cinco ocasiões que os ninhos foram observados, o adulto estava incubando com a cabeça voltada para dentro e a cauda saindo pela abertura de entrada do ninho2.

Field notes

Entre em contato com a autora para mais informações: info@avesbrazil.org

Videos