Polioptila dumicola

General Informations

Size:
Female size: / male size:

Wingspan

Nests : location, seasons and description

Habitat

Em território nacional essa espécie ocorre no sul do Pará, nos estados de Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e é considerada uma espécie residente em todos esses locais3,4,5,6,8.

Habita áreas de bordas de florestas, áreas campestres, cerrados, fragmentos florestais, preferindo áreas mais áridas1,6,7,8.

Locais de observação do ninho

Arcos, Minas Gerais -MG (1 ninho), Caseara, Tocantins (1 ninho), Poconé, Mato Grosso (1ninho).

Epoca de reproduçâo

O periodo reprodutivo foi registrado entre os meses de outubro e dezembro, o que corresponde a estação chuvosa em todas as localidades de observação.

Em pesquisa realizada na Argentina a reprodução dessa ave ocorre entre setembro e janeiro, com maior concentração de ninhos ativos no mês de outubro2.

Ninho

Pequena e delicada taça elaborada a partir de pequenas raízes flexíveis e demais fibras vegetais, fragmentos de folhas secas, externamente acolchoada com camadas de líquens ligadas por teias de aranha2,8. No interior dos ninhos o casal pode alocar plumas e outros materiais macios2. Esses materiais são todos coletados em pontos localizados em um raio de 20 a 30 metros de distância do local de implementação do ninho. O tempo dedicado na construção do ninho pode oscilar entre 10 e 12 dias, sendo que maior dedicação é investida nos últimos dias dessa atividade, a qual é executada tanto pelo macho quanto pela fêmea2.

Essa estrutura é geralmente construída nos estratos médios e mais baixos da floresta, em meio à vegetação e muito bem camuflada2,6. Registramos ninhos em substratos tais como um aglomerado de tucum ID, além de moitas de assa-peixe ID e também de inhame ID nos três municípios nos quais acompanhamos os casais da espécie.

Os ninhos estavam em alturas que variaram entre 1 e 1,9 m acima do solo. Informações provenientes de pesquisas levantadas na Argentina indicam alturas de 0,7 a 7 m, com maior concentração entre 1 e 4 m acima do solo2.

Dimensões do ninho: diâmetro externo 5,5 cm, diâmetro interno 4 cm, altura externa 4 cm, altura interna 3,5 cm, peso 5 g (2 ninhos).

Eggs and young

Ovos e postura

Postura de 2 a 4 ovos, sendo mais frequente a postura de 3 ovos, todos de coloração branca esverdeada com manchas violáceas ou marrons em toda a sua superfície.

Dimensões: 15,5 x 12,0 mm, peso 1 g (2 ovos). Forma oval a oval pontiaguda.

As dimensões podem variar entre 14,4 x 11,6 mm e 17,6 x 12,2 mm, com peso de 0,9 a 1,2 g, conforme informações disponíveis na literatura2,8.

Incubação

14 dias (1 ninho).

Os jovens

Os ninhegos nascem desnudos, com o contorno característico claro em seus bicos, além de apresentarem uma coloração amarela na garganta.

Com o passar dos dias é possível observar uma penugem cinzenta que rapidamente passa a cobrir a parte superior do corpo dos filhotes.

Permanência dos jovens no ninho

14 dias (1 ninho).

General behavior

Comportamento geral

Essa espécie de ave insetívora é muito discreta e pouco se expõe. Ela frequenta o interior das matas na maior parte do tempo, onde permanece a baixa altura do solo incansavelmente caçando insetos.

Move-se de maneira muito ágil entre os arbustos, galhos e cipós no interior das matas, sempre balançando sua cauda para cima e para baixo, e também para todos os lados, fator que denota um de seus mais conhecidos nomes populares6.

Outras pesquisas indicam que a espécie pode também ser observada no dossel da floresta em manobras aéreas para capturar diferentes tipos de insetos1.

Ela têm a habilidade de visitar diferentes ambientes durante o ano, de acordo com a mudança das estações, mas, em geral, a espécie busca os inseteos em áreas florestadas, mesmo que em fragmentos1.

O mesmo comportamento para P. dumicola foi também detectado em estudo realizado na Argentina7.

Durante o período de nidificação o casal defende avidamente o seu território, atacando de forma intensa intrusos e outras aves que por ventura se aproximem de seu ninho e de suas crias2,6. Nesse período também é possível ouvir mais frequentemente seu canto em curtas estrofes, de voz fina e melodiosa.

Field notes

Entre em contato com a autora para mais informações: info@avesbrazil.org

Videos