General Informations
- Size:
- Female size: / male size:

Wingspan
Nests : location, seasons and description
Habitat
E um típico habitante das regiões de sub-bosque dos neotrópicos. Vive em florestas primárias, secundárias e pode visitar também as bordas das matas. É possível encontrá-lo desde a totalidade da região amazônica até os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além da faixa litorânea de Mata Atlântica do Nordeste até Santa Catarina. É uma espécie residente em todo o território nacional1,2,5,7,9.
Além do Brasil, essa espécie ocorre também desde o México até a Bolívia, passando por todos os países amazônicos1,7.
Local de observação dos ninhos
Quebrangulo, Alagoas (3 ninhos).
Época de reprodução
Na época chuvosa de abril e maio em Quebrangulo, Alagoas.
No estado de Mato Grosso, pesquisadores registraram nos meses de junho e o que corresponde a época seca na região7.
O ninho
O ninho é em forma de xícara profunda e é construído muito próximo do solo no interior das matas, mas sempre bem camuflado com o objetivo de mantê-lo quase que imperceptível aos demais habitantes das florestas e dos humanos8,9. Em nossos levantamentos pudemos encontrar um ninho construído em um tronco quebrado a 50 cm acima do solo, além de outro ninho em um arbusto a 35 cm e um terceiro em um emaranhado de folhas, raízes e lianas a 20 cm de altura do solo. A estrutura do ninho, construída em conjunto por fêmea e macho, consiste em um agregado de folhas secas, gravetos e plantas em decomposição, com uma câmara de incubação profunda7, a qual é revestida com grama, fragmentos de plantas e fungos do gênero Maramius.
Dimensões:
Diâmetro externo 13 cm; diâmetro interno 4,5 cm, altura externa 9 cm; profundidade 5 cm. Peso de 20 g (3 ninhos).
Tout le § du nid est à revoir
Eggs and young
Ovos e postura
Postura de 2 ovos (3 ninhos). Cor branco-amarelada ou cinzenta clara, com minúsculas manchas vermelhas ou marrons sobre toda a superfície. Dimensões 18,4 x 13,2 mm, peso 1,6 g (4 ovos). Forma oval a oval-curto.
Incubação
Outros pesquisadores indicam aproximadamente de 15 a 17 dias7.
Jovens
Logo após a eclosão os ninhegos apresentam a pele nua, sem penugem alguma, com cor marrom-arroxeada muito escura. O bico, roxo com a ponta preta, é contornado de cor marfim, enquanto que a garganta apresenta cor amarela. Coxas e pernas são rosadas, ao passo que as unhas são cinzas.
Logo aos 5 dias de vida, os filhotes estão cobertos com uma fina penugem cinzenta. Quando abandonam o ninho ao voar, os jovens já apresentam plumagem muito semelhante à dos adultos. O cuidado parental é realizado tanto pelo macho quanto pela fêmea.
Permanência dos jovens no ninho
De 13 até 15 dias em Quebrangulo.
Outras pesquisas indicam 12 dias7.
General behavior
Comportamento geral
Solitário e silencioso, mas uando da aproximação de intrusos em sua área, emite um som de alarme: duas a três sílabas breves, agudas e fortes. De tempos em tempos, é possível ouvir o seu canto em uma estrofe curta e melodiosa.
O bico-assovelado move-se muito rapidamente no estrato médio da floresta, correndo ao longo de cipós, bambus e galhos caídos – inclusive de cabeça para baixo –, sendo que o seu tamanho diminuto dificulta sua observação7. Vive aos casais e a incubação dos ovos e a alimentaçâo dos jovens é realizada pelo casal .
A sua alimentação é composta por uma grande diversidade de insetos, os quais podem ser capturados a baixíssimas alturas, próximo ao solo da mata. Ao investigar a dinâmica de bandos mistos de aves no sul da Bahia, pesquisas registraram o bico-assovelado como uma espécie de sub-bosque que se beneficia da interação interespecífica com outras espécies de aves da mata, inclusive espécies de dossel. Essa interação é benéfica, pois o comportamento de forrageio e busca de insetos desempenhado por diversas outras espécies de aves, pode expor uma diversidade grande de tipos de presas distintas que passam a ser consumidas2.
Em Venezuela, existem registros da espécie em remanescentes florestas urbanas. Nesses casos, a diversidade alimentar é mais baixa e foi observado que a ave chega até mesmo a consumir polpas de frutas em determinadas épocas do ano6, provavelmente em uma tentativa de se suprir a necessidade de nutrientes ausentes em sua dieta restrita do ambiente urbano.
Field notes
Entre em contato com a autora para mais informações: info@avesbrazil.org