General Informations
- Size:
- Female size: / male size:

Wingspan
Nests : location, seasons and description
Habitat
Áreas abertas em campos cerrados, ou pastagens com pequenas árvores, arbustos e cupinzeiros. Muitas vezes ao longo dos rios, mas também longe da água.
Local de observação dos ninhos
Arcos, Minas Gerais ( 8 ninhos)
Epoca de reprodução
Em Arcos localizamos 3 ninhos no mês de Outubro e três no mês de novembro, periodo que se situa antes do inicio do periodo chuvoso.
Ninho
Todos os ninhos encontrados estavam localizados de 10 a 90 cm sob a terra, numa cavidade do fundo de um cupinzeiro terrestre,. As aves utilizavam as chaminés de ventilação do cupinzeiro para entrar e sair da cavidade. O ninho é construído com hastes vegetais finas e abundantemente ornado com penas de galinha, um pouco de crina de cavalo, pelos de mamíferos e fios de nylon.
Dimensões: diâmetro externo 14 cm, diâmetro interno 7 cm, altura externa 6 cm, altura interna 3 cm, peso 95 g (1 ninho).
Outros estudos realizados no estado de São Paulo, mencionam a reprodução dessa espécie dentro de cupinzeiros terrícolas. Dois ninhos monitorados foram construídos com gravetos, com o interior revestido com penas de aves. Um dos cupinzeiros onde o ninho estava alojado, continha um orifício de entrada medindo 8 cm de diâmetro a uma altura de 80 cm em relação ao solo e o ninho estava na altura de 36 cm. O outro cupinzeiro, tinha um orifício de entrada medindo 10 cm de diâmetro a uma altura de 1,2 m em relação ao solo e o ninho estava a 60 cm de altura do solo.1
Eggs and young
Ovos
Postura de 4 ovos brancos (2 ninhos). Dimensões 19,1 x 14,1 mm, peso 1,9 g (9 ovos). Forma oval pontiaguda.
Pesquisadores do estado de São Paulo mencionaram que a postura de 5 ovos foi registrada em dois ninhos estudados. Os ovos eram brancos e tinham dimensões médias de 21×14 mm, com média de peso de 2g1.
Outros estudos realizados na Argentina, relatem que posturas de quatro a seis ovos brancos, com dimensões médias de 20,25 x 14,13 mm, e 2,17 g de peso2.
Incubação
Em nossas pesquisas notamos um periodo de incubação de 15 dias em dois ninhos.
Outras pesquisas mencionam 14 dias no Estado de São Paulo1 e 16 dias na Argentina.2
Ninhegos
Nascem com poucas e esparsas penugens finas. As comissuras do bico, as pernas e os dedos são amarelos. A garganta é vermelha.
Permanência dos jovens no ninho
17 dias (1 ninho), 18 dias (1 ninho) em Arcos, Minas Gerais
Pesquisas realizadas na Argentina indicam a permanência dos filhotes no ninho entre 17 e 29 dias2.vérifier e outra pesquisa, também da Argentina, relata um periodo entre 21 e 27 dias4. vérifier
General behavior
Comportamento geral
Voa rapidamente acompanhando o relevo do solo, às vezes a alguns centímetros de altura, para caçar pequenos insetos em voo. Também pousa em cercas e fios da rede elétrica para observar e partir em voo para capturar suas presas.
Seu canto é melodioso, fino e cristalino. Voa sozinho ou em pequenos grupos. Em áreas de pastagens com muitos cupinzeiros, é possível observar dezenas de casais aninhando um perto do outro, cada um no seu cupin.
O casal constrói o ninho, incuba e alimenta os filhotes. Às vezes, ele é auxiliado por um ajudante de ninho.
De acordo com os pesquisadores de São Paulo, os adultos costumavam ficar sempre por perto dos ninhos e quando algum intruso se aproximava eles voavam em círculos, vocalizando1.
Pesquisadores argentinos mencionam que as andorinhas são parcialmente migratórias, uma vez que as mesmas deixam os sítios de reprodução durante certas épocas do ano, enquanto que em outros elas permanecem em todas as estações4.
Também na Argentin, outros pesquisadores observaram o parasitismo do chupim Molothrus bonariensis a essa espécie. Ainda que o sucesso do parasita fosse pouco frequente, possivelmente devido às pequenas dimensões da abertura de acesso à cavidade do ninho e ao comportamento agressivo de defesa do hospedeiro, nove dos 50 ninhos de andorinhas observados (18%) tiveram pelo menos um ovo perfurado pelo parasita e três dos 50 ninhos (6%) foram efetivamente parasitados, com o nascimento e criação do filhote parasita pela ave hospedeira3.
Field notes
Entre em contato com a autora para mais informações: info@avesbrazil.org